A abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Ciências contribui para a formação da cidadania à medida em que exige uma avaliação e uma tomada de decisão fundamentada e responsável acerca de temas controversos relacionados às atividades científicas e tecnológicas. Entretanto, os professores, por exemplo, podem ter dificuldades em diferenciar uma QSC de um tema convencional de ciência. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a temática “Desastres ambientais das cidades de Mariana e de Brumadinho” visando caracterizá-la como uma QSC. Justifica-se a opção por esta temática considerando que esses desastres, ocorridos em 2015 e 2019, respectivamente, trouxeram prejuízos sociais, ambientais, econômicos, etc. Para a análise, foram consideradas as características das QSC: a) estímulo de discussões interdisciplinares capazes de promover a argumentação; b) implicações éticas, sociais e ambientais; c) discussão de valores morais, interesses e opiniões; d) promoção para tomada de decisão e ação dos envolvidos; e) mobilização de conhecimentos científicos associados à Natureza da Ciência e da Tecnologia. A partir da análise, pode-se apontar aspectos da temática “Desastres ambientais das cidades de Mariana e de Brumadinho” que a caracterizam como uma QSC. São eles: 1. É uma temática que promove a integração entre diferentes áreas (científica, ambiental, social, econômica, etc.); 2. Envolve implicações sociais (perda das casas e dos empregos das pessoas do entorno), ambientais (poluição dos rios pelos metais pesados), econômicas (prejuízo às atividades pesqueiras); 3. Possui controvérsias entre interesses sociais e interesses capitalistas. 4. Oportuniza a tomada de decisão entre diferentes tipos de barragem. 5. Envolve conhecimentos científicos e tecnológicos (composição dos resíduos, funcionamento da mineração, contribuições e riscos das atividades mineradoras, etc.). Portanto, a partir dos resultados da análise, espera-se contribuir com professores de ciências na seleção de temáticas que constituam-se como QSC, diferenciando-as de temas convencionais de ciência.