O Programa de Residência Pedagógica (PRP) se configura em uma das principais estratégias que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Brasil. Instituído e gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o PRP tem como premissa contribuir com os cursos de licenciatura na formação inicial dos professores para a Educação Básica. Buscando identificar as ações que estão sendo realizadas a partir do programa, este estudo objetiva apresentar uma revisão sistemática da literatura dos trabalhos relacionados ao PRP, publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) desde de 2018 até o presente ano. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa do tipo exploratória e de natureza básica, de acordo com os estudos Gerhardt e Silveira (2009), Prodanov e Freitas (2013). Quanto aos procedimentos técnicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica a partir de autores como Nóvoa (2007; 2017), Silvestre e Valente (2014), Silveira (2015) e Gatti (2010; 2020), e a Revisão Sistemática de Literatura considerando as orientações de Kitchenham (2004), Galvão e Ricarte (2019). Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos para esta pesquisa, restaram seis (06) trabalhos dissertativos, os quais foram analisadas a partir de cinco (05) questões de pesquisa. Conclui-se que o PRP vem contribuindo para o fomento da formação dos licenciandos das diferentes áreas de conhecimento a partir de experiências concretas e significativas, embora haja entendimentos que inferem um esvaziamento teórico que se desdobra em uma prática pela prática, ou seja, em um treinamento da atuação docente frente ao currículo prescrito.