Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROJETO DE ENSINO “GINÁSTICA LABORAL”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88057
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 115
    "inscrito_id" => 10953
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROJETO DE ENSINO “GINÁSTICA LABORAL”"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a aprendizagem por meio de um projeto de ensino, acerca do conteúdo “Ginástica Laboral” apresentado na disciplina “Ergonomia”, ministrada no Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Conceição do Araguaia. Foram utilizadas três técnicas para esta avaliação: observação, diálogo e questionário. Sendo que as duas primeiras técnicas foram aplicadas no decorrer de todo o projeto e a última, após a finalização do mesmo. O projeto teve início com 54 alunos, porém apenas 52 participaram até o final. Foi verificado que os alunos participantes deste Projeto de Pesquisa obtiveram um aprendizado significativo acerca de “Ginástica Laboral”; além de estudarem bastante eles tiveram a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico no desenvolvimento do projeto, assim afirmando estarem capacitados para a prática destas atividades quando ingressarem no mercado de trabalho. O projeto proporcionou um aprendizado que apenas com os conteúdos ministrados em aula seria impossível, como por exemplo, a interação com públicos diferentes, o falar em público, o planejamento do projeto, a responsabilidade e pontualidade, as dúvidas que foram surgindo com a execução do projeto (e também sanadas), o trabalho em equipe, dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10953_TB115_20102022140838.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA ROSA DA SILVA TAKADA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camilatakada@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88057
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 115
    "inscrito_id" => 10953
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROJETO DE ENSINO “GINÁSTICA LABORAL”"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a aprendizagem por meio de um projeto de ensino, acerca do conteúdo “Ginástica Laboral” apresentado na disciplina “Ergonomia”, ministrada no Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Conceição do Araguaia. Foram utilizadas três técnicas para esta avaliação: observação, diálogo e questionário. Sendo que as duas primeiras técnicas foram aplicadas no decorrer de todo o projeto e a última, após a finalização do mesmo. O projeto teve início com 54 alunos, porém apenas 52 participaram até o final. Foi verificado que os alunos participantes deste Projeto de Pesquisa obtiveram um aprendizado significativo acerca de “Ginástica Laboral”; além de estudarem bastante eles tiveram a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico no desenvolvimento do projeto, assim afirmando estarem capacitados para a prática destas atividades quando ingressarem no mercado de trabalho. O projeto proporcionou um aprendizado que apenas com os conteúdos ministrados em aula seria impossível, como por exemplo, a interação com públicos diferentes, o falar em público, o planejamento do projeto, a responsabilidade e pontualidade, as dúvidas que foram surgindo com a execução do projeto (e também sanadas), o trabalho em equipe, dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10953_TB115_20102022140838.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA ROSA DA SILVA TAKADA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camilatakada@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a aprendizagem por meio de um projeto de ensino, acerca do conteúdo “Ginástica Laboral” apresentado na disciplina “Ergonomia”, ministrada no Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Conceição do Araguaia. Foram utilizadas três técnicas para esta avaliação: observação, diálogo e questionário. Sendo que as duas primeiras técnicas foram aplicadas no decorrer de todo o projeto e a última, após a finalização do mesmo. O projeto teve início com 54 alunos, porém apenas 52 participaram até o final. Foi verificado que os alunos participantes deste Projeto de Pesquisa obtiveram um aprendizado significativo acerca de “Ginástica Laboral”; além de estudarem bastante eles tiveram a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico no desenvolvimento do projeto, assim afirmando estarem capacitados para a prática destas atividades quando ingressarem no mercado de trabalho. O projeto proporcionou um aprendizado que apenas com os conteúdos ministrados em aula seria impossível, como por exemplo, a interação com públicos diferentes, o falar em público, o planejamento do projeto, a responsabilidade e pontualidade, as dúvidas que foram surgindo com a execução do projeto (e também sanadas), o trabalho em equipe, dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.