O presente trabalho é fruto das aulas da disciplina Políticas e Práticas em Educação Infantil, cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL), a qual teve como objetivo o estudo da educação infantil em uma perspectiva nacional e internacional, a partir de uma abordagem socioecológica. Desse modo, este trabalho, objetiva refletir acerca de um dos temas que integraram a referida disciplina, o envolvimento parental na educação e cuidado infantil, nos países escandinavos, Noruega, Dinamarca e Suécia. A escolha desses países dá-se pelo fato destes apresentarem uma política de atendimento infantil que compreende um sistema de cuidado e educação integrado (HADDAD, 1996, 1997, 2015, 2002, 2006; BENNETT, 2008; KAGA; BENNETT; MOSS, 2010), o que envolve uma responsabilidade compartilhada entre a família e sociedade civil. Além disso, esses países abarcam uma ampla oferta de serviços, que combinam as dimensões sociais e educacionais (HADDAD, 2015). Para tanto, o referido texto é constituído por um diálogo entre estudos já publicados a respeito do envolvimento parental nas práticas de educação e cuidado infantil nos países escandinavos, caracterizando-se, assim, como um estudo de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2013). As reflexões advindas do diálogo entre os estudos que compõem o referencial teórico deste trabalho, indicam similaridades e diferenças nas estratégias perseguidas acerca do envolvimento parental na educação e cuidado das crianças pequenas, nos três países. Percebeu-se, ainda, que nestes países os pais são encorajados a participarem ativamente das atividades/ações das instituições infantis, apresentando-se, assim, como inspiração para as políticas e práticas de educação infantil no contexto brasileiro.