Muito se discute a respeito do direito à educação para todos, principalmente no que se refere à Educação Especial e Inclusiva. Entretanto, é necessário que se compreenda a diferença entre frequentar o ambiente escolar e gozar de um processo educacional realizado de maneira efetiva, haja vista que, quando a criança não desenvolve as competências e habilidades e não há continuidade na sua aprendizagem, ela permanece no ciclo da exclusão. Dessa forma, o presente artigo apresenta um relato de experiência acerca das vivências no Estágio Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma turma de 4º ano, de uma escola da rede pública do município de Imperatriz, Maranhão. O relato foi produzido a partir da reflexão acerca dos desafios encontrados para incluir efetivamente o aluno com deficiência nas atividades realizadas em sala de aula. O objetivo do trabalho consiste em descrever os desafios enfrentados para inclusão do aluno com deficiência durante o desenvolvimento das práticas pedagógicas em sala de aula no período de estágio. Utilizou-se da observação em campo e da realização dos momentos de regência como elementos para estruturação do relato. Evidencia-se que, mesmo sendo devidamente regulamentada nas legislações, a Educação Especial e Inclusiva ainda enfrenta muitos obstáculos para a sua concretização.