A inclusão dos softwares educativos nas aulas de Matemática pode ser uma ferramenta potencializadora, tendo em vistas que os jovens utilizam, frequentemente, uma gama de ferramentas tecnológicas, tanto para sua diversão quanto para o aprendizado de novos conhecimentos. Sendo assim, traçamos os objetivos deste estudo, tendo como objetivo geral: compreender o uso de softwares na educação, por meio de uma reflexão sobre os benefícios para ensino e aprendizagem de Matemática e tendo como na necessidade de estudar novas metodologias de ensino e a utilização de softwares educativos como uma alternativa viável para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, visto que a tecnologia tem ganhado espaço considerável nas escolas e é predominante entre os jovens. Esse estudo tem como base a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, onde o fichamento pode se dar de forma direta ou indireta. Diante dos softwares existentes o Geogebra é um dos principais softwares de geometria, que pode ser usado no processo de ensino e aprendizagem. Os meios tecnológicos precisam adequar-se como extensões do professor. A introdução de softwares educativos no ensino e aprendizagem de Matemática pode apresentar vantagens tanto para os alunos quanto para os professore.