Este artigo tem por objetivo compreender as contribuições da Seara da Ciência para a formação de pedagogos e professores de Biologia, tomando por base o ensino de Ciências Naturais em ambas as formações e atuações docentes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Krasilchik (1987), Ferraz e Oliveira (2006), Arantes e Perez (2014), dentre outros, relativos ao ensino de Ciências Naturais e sua interrelação com a formação do pedagogo e do professor biólogo. Como resultados, destacamos que o ensino de Ciências, apesar de diferente na formação e atuação desses profissionais, deve ser ofertado de maneira significativa e contextualizada com o cotidiano dos estudantes, rompendo com práticas tradicionais no ensino desse importante componente curricular. Para tanto, a diversificação das estratégias didático-pedagógicas surge como uma importante aliada nesse processo, e a vivência prática na Seara da Ciência, um espaço presente na capital cearense, pode ser uma oportunidade de produção de conhecimento, experimentação e reflexões sobre o fazer docente no ensino de Ciências, inclusive podendo ser transposto pelo professor na Educação Básica, tanto nos anos iniciais como finais do Ensino Fundamental, em que ocorre a atuação de pedagogos e professores biólogos, respectivamente.