Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDOS EM TORNO DA DEFESA DA CENTRALIDADE DO LÚDICO NA FORMAÇÃO HUMANA: A ONTOLOGIA NA OBRA DE ROGER CAILLOIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89432
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2715
    "inscrito_id" => 13475
    "titulo" => "ESTUDOS EM TORNO DA DEFESA DA CENTRALIDADE DO LÚDICO NA FORMAÇÃO HUMANA: A ONTOLOGIA NA OBRA DE ROGER CAILLOIS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objeto de estudo a crítica da centralidade do lúdico na formação humana, trazendo como investigação principal os supostos ontológicos presentes na obra de Roger Caillois, Os Jogos e os homens - a máscara e a vertigem. A pesquisa propõe identificar qual a fundação ontológica presente no livro de Caillois, além de “ver bem” (o exercício da crítica) os significados estabelecidos ao jogo no desenvolvimento da obra. Em relação aos objetivos, procuramos revisar, expor e reconhecer quais supostos ontológicos estão presentes na obra “Os Jogos e os homens - a máscara e a vertigem”, de Roger Caillois, acerca da centralidade do lúdico na formação humana. Também buscamos caracterizar a concepção de homem/humanidade e de formação humana da obra. Tivemos como marco teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, realizamos o levantamento das expressões ontológicas encontradas no texto e também o de orações que referiam-se ao lúdico. Posteriormente as leituras e marcações das expressões centrais na obra de Roger Caillois, analisamos o sentido ontológico da obra. Nesta análise, torna-se evidente a sustentação dos escritos de Caillois sob uma ontologia idealista na perspectiva da formação humana, a qual fantasia a realidade, apontando o jogo por diversas vezes como condicionador da sua própria prática. No entanto, é certo afirmar que o jogo por sua vez, é produto da existência humana, e desta forma está inteiramente condicionado a produção da vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13475_TB2715_10082022181556.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS MENDES E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "vinicius.mendes.silva@cas"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89432
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2715
    "inscrito_id" => 13475
    "titulo" => "ESTUDOS EM TORNO DA DEFESA DA CENTRALIDADE DO LÚDICO NA FORMAÇÃO HUMANA: A ONTOLOGIA NA OBRA DE ROGER CAILLOIS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objeto de estudo a crítica da centralidade do lúdico na formação humana, trazendo como investigação principal os supostos ontológicos presentes na obra de Roger Caillois, Os Jogos e os homens - a máscara e a vertigem. A pesquisa propõe identificar qual a fundação ontológica presente no livro de Caillois, além de “ver bem” (o exercício da crítica) os significados estabelecidos ao jogo no desenvolvimento da obra. Em relação aos objetivos, procuramos revisar, expor e reconhecer quais supostos ontológicos estão presentes na obra “Os Jogos e os homens - a máscara e a vertigem”, de Roger Caillois, acerca da centralidade do lúdico na formação humana. Também buscamos caracterizar a concepção de homem/humanidade e de formação humana da obra. Tivemos como marco teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, realizamos o levantamento das expressões ontológicas encontradas no texto e também o de orações que referiam-se ao lúdico. Posteriormente as leituras e marcações das expressões centrais na obra de Roger Caillois, analisamos o sentido ontológico da obra. Nesta análise, torna-se evidente a sustentação dos escritos de Caillois sob uma ontologia idealista na perspectiva da formação humana, a qual fantasia a realidade, apontando o jogo por diversas vezes como condicionador da sua própria prática. No entanto, é certo afirmar que o jogo por sua vez, é produto da existência humana, e desta forma está inteiramente condicionado a produção da vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13475_TB2715_10082022181556.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS MENDES E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "vinicius.mendes.silva@cas"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a crítica da centralidade do lúdico na formação humana, trazendo como investigação principal os supostos ontológicos presentes na obra de Roger Caillois, Os Jogos e os homens - a máscara e a vertigem. A pesquisa propõe identificar qual a fundação ontológica presente no livro de Caillois, além de “ver bem” (o exercício da crítica) os significados estabelecidos ao jogo no desenvolvimento da obra. Em relação aos objetivos, procuramos revisar, expor e reconhecer quais supostos ontológicos estão presentes na obra “Os Jogos e os homens - a máscara e a vertigem”, de Roger Caillois, acerca da centralidade do lúdico na formação humana. Também buscamos caracterizar a concepção de homem/humanidade e de formação humana da obra. Tivemos como marco teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, realizamos o levantamento das expressões ontológicas encontradas no texto e também o de orações que referiam-se ao lúdico. Posteriormente as leituras e marcações das expressões centrais na obra de Roger Caillois, analisamos o sentido ontológico da obra. Nesta análise, torna-se evidente a sustentação dos escritos de Caillois sob uma ontologia idealista na perspectiva da formação humana, a qual fantasia a realidade, apontando o jogo por diversas vezes como condicionador da sua própria prática. No entanto, é certo afirmar que o jogo por sua vez, é produto da existência humana, e desta forma está inteiramente condicionado a produção da vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.