O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados de observação do ensino da Língua Inglesa nas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Diamantina, Minas Gerais. Buscamos identificar a relação do professor com as orientações curriculares, visando compreender de que maneira esse professor se baseia nessas orientações para o desenvolvimento de seu trabalho. Além disso, procuramos identificar o perfil desses professores, sujeitos da pesquisa, que atuam nas escolas públicas; bem como o grau de conhecimento desses em relação aos objetivos dos documentos de parametrização curricular para o ensino da Língua Inglesa. Para isso, tomamos como ponto de partida os documentos de parametrização, normativos e consultivos, para o ensino de Língua Inglesa na educação básica, no âmbito do estado de Minas Gerais. O referencial teórico desta dissertação apresenta autores como Nóvoa (1992), Almeida Filho (1999), Perrenoud (2002), Leffa (2001, 2006), Paiva (2008), Tardif (2014) dentre outros, que valorizam as premissas da inteligibilidade e o reflexo de seus princípios na formação docente. A construção da abordagem metodológica envolveu o uso da análise documental para compreendermos os documentos e parametrização para o ensino de Língua Inglesa, para o planejamento anual e avaliações desenvolvidos pelo professor. Além disso, como instrumento de pesquisa, usamos a entrevista. Após levantamento dos dados, foi realizada uma análise qualitativa. Como método, utilizamos a triangulação dos dados. Os principais resultados demonstram que nesse aspecto, o professor ainda é resistente quanto a utilização desse documento para a realização do ensino. Os documentos oficiais trazem muitas contribuições ao ensino, mas na prática há divergências com relação à realidade da sala de aula. A investigação volta-se para a compreensão sobre o ensino da Língua Inglesa na escola pública e a relação desta com a educação, o desenvolvimento da cidadania e a promoção da inclusão por meio das Línguas Estrangeiras.