Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PROFISSIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIDADE NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A presente escrita inscreve-se no contexto da profissionalização e da profissionalidade docente com recorte para a coordenação pedagógica no Brasil, estabelecido com o objetivo de compreender ambos os processos na atuação profissional da coordenação pedagógica. Logo, problematiza como a profissionalização e profissionalidade docente circundam a atuação profissional da coordenação pedagógica. Para tanto, apresenta na sua estrutura três momentos: conceituar profissionalização e profissionalismo; interrelacionar profissionalização e profissionalidade na carreira do profissional da coordenação pedagógica; e debater acerca das influências macro e micropolíticas na acepção da profissionalização e da profissionalidade na função da coordenação pedagógica. Consideramos imperioso entender o desenvolvimento desses movimentos docentes que perpassam a formação educacional inicial e continuada e a atuação profissional da coordenação pedagógica, vez que, tanto a profissionalização quanto a profissionalidade são afetadas pelas forças macro e micropolítica. Por conseguinte, o fazer micropolítico na atuação profissional da coordenação pedagógica pode sugestionar condição laboral propícia a mitigar a desvalorização difundida nessa classe. Este estudo, de caráter bibliográfico e de natureza qualitativa, consubstancia-se, dentre outros autores em Nóvoa (1991, 2017), a fim de relacionar conhecimentos sobre a profissionalidade e profissionalização docente da coordenação; Guattari;Rolnik (1986) para discutir as forças macro e micropolítica que influenciam na profissionalização e profissionalidade docente da coordenação pedagógica; e Zordan (2007) para especificidade de atuação profissional da coordenação pedagógica, além de tomar como experiência profissional duas coordenadoras pedagógicas, autoras desta escrita. As conclusões deste estudo apontam que a profissionalização e profissionalidade docente circundam a atuação profissional da coordenação pedagógica como um paradoxo entre a formação educacional inicial e continuada e a valorização profissional, de modo que a profissionalização é implicada nas legislações e condições laborais acerca do status, ou seja, da posição de carreira dessa coordenação, que por sua vez, implica o desenvolvimento da sua profissionalidade.

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