Como um deficiente visual se locomove no espaço? Quais as dificuldades ele enfrenta no seu cotidiano? Foi nesse intuito que a equipe do projeto “mapeando as cegas: cartografia para e por deficientes visuais do ensino médio da região Cariri.pensamos na pratica- pesquisa “o mundo percebido através das sensações” a qual o objetivo principal foi uma experiência (in)visual,que foi aplicada na escola EEEP Otília Correia Saraiva Barbalha, no sul do Ceará,após nos apresentarmos e levantar quais seriam os objetivos da vivencia colocamos que a experiência seria dividida em 5 etapas, a primeira constitui um percurso na escola em que os alunos estavam vendados,foram feitas duplas de duas pessoas, com o intuito de mostrar como um deficiente visual se locomover.apos feito isso reunimos abrimos um espaço para eles relatarem o que sentiram e qual foi o sensação de passar alguns minutos sem a visão, feito isso apontamos como seria feito as praticas ,referente a cada sentido: olfato, tato, paladar e audição. Observamos que no decorrer da pratica os seus sentido foram aguçando, e eles já estavam se adequando ao estado de privação da visão, e com isso os cheiro,os barulhos o toque,o gosto passaram a se destacar na construção do espaço e formulação do mapa mental.assim além de ser uma pratica com o caráter inclusivo,reflexivo é também uma pratica em que o aluno tem a oportunidade de viver algumas horas como deficiente visual, assim compreendendo as dificuldades e construindo o espaço, o mapa mental a partir dos demais sentidos.