O estudo apresenta uma análise das teses da área de Educação publicadas em 2021, ano que antecede a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) - processo embasado na Lei nº 13.415/2017. A análise aborda a relação público privada por meio da nuvem de palavras produzidas pelo software Iramuteq através dos resumos de 26 teses (valor equivalente a 10% das teses encontradas ) de um total de 256 trabalhos encontrados na busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes com os seguintes termos : relação publico privada ensino médio. Os filtros utilizados foram grande área de conhecimento ciências humanas e área de conhecimento e concentração educação. A maioria dos trabalhos foram produzidos na região sul e sudeste e dentro dos resultados pode-se afirmar que a palavra público é o termo mais citado em detrimento, seguido de médio, político, privado e integral, o estudo aponta que, aliada à nuvem de palavras a concepção de ensino médio defendida nas teses é, em um primeiro olhar, de um ensino médio público e integral e, caso o método predominante nas pesquisas forem de criação de alternativas de transformação social, as pesquisas produzidas tem caráter teórico e também político de resistência às ofensivas privatistas sobre a educação básica pública no Brasil.