Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA DOCENTE E ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DOS/AS RESIDENTES NO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89330 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2591 "inscrito_id" => 15090 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DOS/AS RESIDENTES NO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O presente trabalho intenta discutir as possibilidades e os desafios do ensino remoto (ER) encontrados na prática docente desenvolvida pelos/as residentes da 2ª edição do Programa de Residência Pedagógica ofertado pela Escola Superior de Educação Física – Universidade de Pernambuco. Ao participar do programa, estudantes de licenciatura têm a oportunidade de realizar imersão no âmbito escolar para o desenvolvimento do trabalho docente como uma forma de preparação para a futura atuação em seu campo profissional. Em virtude da pandemia de Covid-19 houve a necessidade de mudança no formato de ensino dos professores. Se antes tínhamos o ensino presencial como objeto para a atuação, a partir de então nos deparamos com o ER que incide novas particularidades na profissão docente. Sendo preciso uma adaptação para lidar com esse meio e facultar o acesso à aprendizagem para os/as estudantes da educação básica. A experiência foi vista enquanto uma reinvenção que contou com desafios a serem superados. Os indicativos preliminares são revelados a partir de uma análise de conteúdo dos relatos de experiência desenvolvidos por 35 residentes originada em uma pesquisa de Mestrado em andamento. Quanto as possibilidades, considera-se: o trato com o ER a partir do programa auxiliou na abordagem do conteúdo da Educação Física (EF), possibilitou o desenvolvimento de estratégias de ensino para qualificar o ensino-aprendizagem e apresentou os recursos didáticos como um meio para dinamizar as aulas. Em relação aos desafios: destaca-se a necessidade de apropriação sobre o processo do ER que não foi uma experiência antes vivenciada pelos/as residentes, somando a isso a falta de uma infraestrutura para acessar as aulas, a desmotivação em participar do ER e a ausência da prática corporal que caracteriza a EF. Os/as residentes sugerem um investimento no âmbito da educação para a capacitação de professores/as para lidar com as Tecnologias de Informação e Comunicação.O presente trabalho intenta discutir as possibilidades e os desafios do ensino remoto (ER) encontrados na prática docente desenvolvida pelos/as residentes da 2ª" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15090_TB2591_30112022172249.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE KASSIA MACENA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "RAYANE FREITAS" "autor_email" => "rayanemacenafreitas@hotma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89330 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2591 "inscrito_id" => 15090 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DOS/AS RESIDENTES NO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O presente trabalho intenta discutir as possibilidades e os desafios do ensino remoto (ER) encontrados na prática docente desenvolvida pelos/as residentes da 2ª edição do Programa de Residência Pedagógica ofertado pela Escola Superior de Educação Física – Universidade de Pernambuco. Ao participar do programa, estudantes de licenciatura têm a oportunidade de realizar imersão no âmbito escolar para o desenvolvimento do trabalho docente como uma forma de preparação para a futura atuação em seu campo profissional. Em virtude da pandemia de Covid-19 houve a necessidade de mudança no formato de ensino dos professores. Se antes tínhamos o ensino presencial como objeto para a atuação, a partir de então nos deparamos com o ER que incide novas particularidades na profissão docente. Sendo preciso uma adaptação para lidar com esse meio e facultar o acesso à aprendizagem para os/as estudantes da educação básica. A experiência foi vista enquanto uma reinvenção que contou com desafios a serem superados. Os indicativos preliminares são revelados a partir de uma análise de conteúdo dos relatos de experiência desenvolvidos por 35 residentes originada em uma pesquisa de Mestrado em andamento. Quanto as possibilidades, considera-se: o trato com o ER a partir do programa auxiliou na abordagem do conteúdo da Educação Física (EF), possibilitou o desenvolvimento de estratégias de ensino para qualificar o ensino-aprendizagem e apresentou os recursos didáticos como um meio para dinamizar as aulas. Em relação aos desafios: destaca-se a necessidade de apropriação sobre o processo do ER que não foi uma experiência antes vivenciada pelos/as residentes, somando a isso a falta de uma infraestrutura para acessar as aulas, a desmotivação em participar do ER e a ausência da prática corporal que caracteriza a EF. Os/as residentes sugerem um investimento no âmbito da educação para a capacitação de professores/as para lidar com as Tecnologias de Informação e Comunicação.O presente trabalho intenta discutir as possibilidades e os desafios do ensino remoto (ER) encontrados na prática docente desenvolvida pelos/as residentes da 2ª" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15090_TB2591_30112022172249.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE KASSIA MACENA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "RAYANE FREITAS" "autor_email" => "rayanemacenafreitas@hotma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho intenta discutir as possibilidades e os desafios do ensino remoto (ER) encontrados na prática docente desenvolvida pelos/as residentes da 2ª edição do Programa de Residência Pedagógica ofertado pela Escola Superior de Educação Física – Universidade de Pernambuco. Ao participar do programa, estudantes de licenciatura têm a oportunidade de realizar imersão no âmbito escolar para o desenvolvimento do trabalho docente como uma forma de preparação para a futura atuação em seu campo profissional. Em virtude da pandemia de Covid-19 houve a necessidade de mudança no formato de ensino dos professores. Se antes tínhamos o ensino presencial como objeto para a atuação, a partir de então nos deparamos com o ER que incide novas particularidades na profissão docente. Sendo preciso uma adaptação para lidar com esse meio e facultar o acesso à aprendizagem para os/as estudantes da educação básica. A experiência foi vista enquanto uma reinvenção que contou com desafios a serem superados. Os indicativos preliminares são revelados a partir de uma análise de conteúdo dos relatos de experiência desenvolvidos por 35 residentes originada em uma pesquisa de Mestrado em andamento. Quanto as possibilidades, considera-se: o trato com o ER a partir do programa auxiliou na abordagem do conteúdo da Educação Física (EF), possibilitou o desenvolvimento de estratégias de ensino para qualificar o ensino-aprendizagem e apresentou os recursos didáticos como um meio para dinamizar as aulas. Em relação aos desafios: destaca-se a necessidade de apropriação sobre o processo do ER que não foi uma experiência antes vivenciada pelos/as residentes, somando a isso a falta de uma infraestrutura para acessar as aulas, a desmotivação em participar do ER e a ausência da prática corporal que caracteriza a EF. Os/as residentes sugerem um investimento no âmbito da educação para a capacitação de professores/as para lidar com as Tecnologias de Informação e Comunicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.