SOUSA, Siony Rocha De. Dialogando sobre genero e atuação profissional em educação física. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89338>. Acesso em: 22/11/2024 08:11
Historicamente, as mudanças nas relações de poder entre homens e mulheres ocorreu de forma lenta e gradual. De tal modo, atributos de força e virilidade eram sempre outorgados aos homens, enquanto as mulheres representavam a figura doce e materna. Assim, o domínio externo, sobretudo, ligado ao trabalho e a produtividade era legitimado pelo homem. Na contemporaneidade as relações de gênero no trabalho se apresentam de modo mais equânime, ainda que em algumas áreas, essas construções tenham implicado na delimitação de lugares simbólicos para a atuação profissional, ancorados em estereótipos de gênero. Assim, esse trabalho tem por objetivo evidenciar aspectos da atuação de professores e professoras de educação física em seu contexto laboral, identificando como as relações de gênero se manifestam nesse meio. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores e professoras de educação física atuantes em academias de musculação, afim de compreender essa conjuntura. Os resultados apontam que embora se tenha avançado nos debates de gênero voltados ao âmbito profissional, quando se trata de direcionamentos relacionadas a exercícios físicos e a prática da musculação, aos homens é creditado maior competência para a orientação voltada a essas práticas, enquanto que as mulheres ainda tem seus corpos sexualizados nesses ambientes. Esses apontamentos nos levam a refletir sobre a atuação profissional nessa área, assim como, questões referentes a corpo e gênero no âmbito das práticas corporais.