A educação sexual se torna recurso importante para o combate à violência e à exploração sexual por instruir os estudantes de forma correta e propiciar a discussão sobre questões que as/os estudantes têm curiosidade e dúvidas. Partimos do questionamento como contribuir para o combate ao abuso e violência sexual na primeira infância? Assim nos fundamentamos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (1996), Parâmetros Curriculares Nacionais –Orientação sexual (1997), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2018) para a construção da proposta. Nisso, buscamos discutir: a) conhecer o corpo; b) identificar as formas de carinhos aceitáveis e não aceitáveis; c) descobrir as pessoas de confiança em quem podemos contar quando abuso ou violência acontecer; d) apresentar leis que amparam as vítimas de abuso e violência sexual infantil; e, e) compartilhar saberes com as outras turmas da escola participante. Pretendemos com este projeto que as crianças aprendam conhecimentos básicos sobre o seu corpo, expressões de afeto saudáveis e identificar toques não saudáveis, informando sobre casos de abusos e violência sexual cometidos por pessoas estranhas e/ou próxima.