INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8849 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1727 "inscrito_id" => 631 "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA" "resumo" => "O trabalho realizado na EEEM Olivina Olivia C. da Cunha em João Pessoa – PB enfatiza a importância da inclusão de alunos com deficiência visual (ADV) para elaboração de material didático, como instrumento facilitador para o ensino aprendizagem de química. A colaboração dos estudantes na produção de material didático é visto como uma alternativa capaz de promover a interação entre os alunos em sala de aula. O objetivo desse trabalho foi confeccionar as cartelas e fichas do jogo bingo, tomando como referência o conteúdo da tabela periódica, em que as cartelas seriam elaboradas por grupos de alunos videntes (AV) e alunos com deficiência visual (ADV). Os envolvidos nas ações realizaram pesquisas bibliográficas, confeccionaram a tabela periódica, apresentaram através de seminários o tema em estudo e participaram do sorteio do bingo. Ao término das etapas os AV e ADV foram submetidos a uma entrevista. Constatou-se diante das etapas executadas, que os alunos assumiram uma postura de responsabilidade com relação ao espaço escolar, pesquisa do conteúdo em estudo, e elaboração do jogo bingo. Buscou-se analisar as ações de cada etapa desenvolvida pelos alunos a partir das atividades práticas, com intuito de promover atitudes conscientes por parte dos membros da comunidade escolar, do quanto é importante incluir os ADV em sala de aula, não apenas para frequentar o ambiente escolar e sim, para que esses ADV possam adquirir uma vivência prática, tornando-se sujeitos ativos no processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ALUNO VIDENTE, DEFICIÊNCIA VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_20_05_53_idinscrito_631_55bef25817fae667c5f4702c3ed707e3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA GARCIA SANTOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elis_gs1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNUVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8849 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1727 "inscrito_id" => 631 "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA" "resumo" => "O trabalho realizado na EEEM Olivina Olivia C. da Cunha em João Pessoa – PB enfatiza a importância da inclusão de alunos com deficiência visual (ADV) para elaboração de material didático, como instrumento facilitador para o ensino aprendizagem de química. A colaboração dos estudantes na produção de material didático é visto como uma alternativa capaz de promover a interação entre os alunos em sala de aula. O objetivo desse trabalho foi confeccionar as cartelas e fichas do jogo bingo, tomando como referência o conteúdo da tabela periódica, em que as cartelas seriam elaboradas por grupos de alunos videntes (AV) e alunos com deficiência visual (ADV). Os envolvidos nas ações realizaram pesquisas bibliográficas, confeccionaram a tabela periódica, apresentaram através de seminários o tema em estudo e participaram do sorteio do bingo. Ao término das etapas os AV e ADV foram submetidos a uma entrevista. Constatou-se diante das etapas executadas, que os alunos assumiram uma postura de responsabilidade com relação ao espaço escolar, pesquisa do conteúdo em estudo, e elaboração do jogo bingo. Buscou-se analisar as ações de cada etapa desenvolvida pelos alunos a partir das atividades práticas, com intuito de promover atitudes conscientes por parte dos membros da comunidade escolar, do quanto é importante incluir os ADV em sala de aula, não apenas para frequentar o ambiente escolar e sim, para que esses ADV possam adquirir uma vivência prática, tornando-se sujeitos ativos no processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ALUNO VIDENTE, DEFICIÊNCIA VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_20_05_53_idinscrito_631_55bef25817fae667c5f4702c3ed707e3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA GARCIA SANTOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elis_gs1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNUVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }