O trabalho realizado na EEEM Olivina Olivia C. da Cunha em João Pessoa – PB enfatiza a importância da inclusão de alunos com deficiência visual (ADV) para elaboração de material didático, como instrumento facilitador para o ensino aprendizagem de química. A colaboração dos estudantes na produção de material didático é visto como uma alternativa capaz de promover a interação entre os alunos em sala de aula. O objetivo desse trabalho foi confeccionar as cartelas e fichas do jogo bingo, tomando como referência o conteúdo da tabela periódica, em que as cartelas seriam elaboradas por grupos de alunos videntes (AV) e alunos com deficiência visual (ADV). Os envolvidos nas ações realizaram pesquisas bibliográficas, confeccionaram a tabela periódica, apresentaram através de seminários o tema em estudo e participaram do sorteio do bingo. Ao término das etapas os AV e ADV foram submetidos a uma entrevista. Constatou-se diante das etapas executadas, que os alunos assumiram uma postura de responsabilidade com relação ao espaço escolar, pesquisa do conteúdo em estudo, e elaboração do jogo bingo. Buscou-se analisar as ações de cada etapa desenvolvida pelos alunos a partir das atividades práticas, com intuito de promover atitudes conscientes por parte dos membros da comunidade escolar, do quanto é importante incluir os ADV em sala de aula, não apenas para frequentar o ambiente escolar e sim, para que esses ADV possam adquirir uma vivência prática, tornando-se sujeitos ativos no processo de ensino aprendizagem.