Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA PEDAGÓGICA E NECESSIDADES FORMATIVAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, com a utilização do método Sophos, acrônimo para Second Order Phenomenological Observation Scheme, ou seja, esquema de observação fenomenológica de segunda ordem. O método combina a exibição de filmes e sua discussão em grupos focais, assim, o foco do pesquisador que utiliza o Sophos está nas pessoas que estão observando a prática pedagógica videogravada nos filmes. A pesquisa em questão teve como objetivos investigar as compreensões das professoras de educação infantil na Rede Municipal de Penedo-AL sobre as práticas pedagógicas, identificar concepções de criança, infância e educação infantil presentes nas vozes das professoras e identificar, do ponto de vista das professoras, as necessidades formativas dessas profissionais. O estudo envolveu a exibição de dois filmes sobre situações do cotidiano de educação infantil de dois países: Brasil e Dinamarca e sua discussão em 3 grupos focais (GF) formados por 12 professoras de Educação Infantil da Rede Municipal de Penedo. Dentre os temas que emergiram nos GF deu-se ênfase ao ambiente e às necessidades formativas. Os depoimentos expressos em relação ao ambiente foram permeados por duas lógicas: a lógica da vida e a lógica da escolarização. As vozes sobre as necessidades formativas demonstraram que na tentativa de identificar suas necessidades de formação, as participantes revelaram o desejo por uma nova pedagogia fundamentada pelo princípio da vivência, da relação de convívio e de trabalho colaborativo entre o professor, a criança, a família e a comunidade. A relevância desta está na valorização das vozes das participantes e na possibilidade de contribuir com a reflexão sobre boas práticas de educação, trazendo elementos que possam provocar reflexões sobre os saberes e fazeres na educação infantil.

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