O uso do Laboratório de Ciências/Biologia costuma depender da existência desse espaço na escola e de um professor com formação adequada para explorá-lo no cotidiano escolar. Frente a isso, esse estudo teve como objetivo analisar propostas de formação de professores que articulam o uso do Laboratório de Ciências/Biologia na Educação Básica. Para investigar isso, foi realizado um estudo de natureza qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica por meio da revisão sistemática de literatura nos anais do Congresso Nacional de Educação, de 2014 a 2021, ou seja, em todas as edições. Após as buscas e triagens, foram analisados cinco trabalhos que dialogavam sobre formação inicial e a formação continuada de professores no que se refere ao uso do Laboratório de Ciências/Biologia. Em síntese, os resultados desse trabalho destacam o desenvolvimento de processos formativos relacionados com a infraestrutura, os equipamentos, os materiais, as vidrarias e os planos de aulas para o uso do Laboratório de Ciências/Biologia. Com esse estudo, foi possível perceber que grande parte das propostas de formação encontradas eram advindas de programas de ensino, como o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o que mais uma vez evidencia a importância desses programas para a formação de professores.