O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca do processo de privatização da educação pública brasileira por meio da política neoliberal, instaurada no país desde os anos 90 do século XX. Almeja-se refletir sobre qual é a visão neoliberal com relação a educação, bem como debater o motivo pelo qual exploram maneiras de privatização do ensino público. Para isso buscaremos na história do capital indícios que nos sinalizem os possíveis objetivos dos defensores do neoliberalismo. Pretende-se realizar um caminho metodológico contendo a trajetória do capitalismo e explanar o desenvolvimento do liberalismo, a promessa de direitos, bem como discorrer sobre alguns fundamentos das políticas neoliberais, no intuito de demonstrar de que maneira a escola passa a ser vista como um espaço mercadológico e quais as estratégias arquitetadas para tal feito. Aliado a isso, pretende-se propiciar um contexto para uma reflexão das influências das políticas neoliberais no processo de privatização da educação pública no Brasil e seus possíveis efeitos. Não há a pretensão de esgotar o tema do neoliberalismo, mas contextualizar a influência dessa política frente a privatização da educação pública brasileira. Para a produção desta proposta, tem-se como metodologia o estudo em livros e bases de dados de artigos, teses e dissertações objetivando levantar subsídios para estabelecer uma análise acerca da consolidação da neoliberalização na educação como um projeto de dominação.