SANTOS, Liliane Dos. Sustentabilidade e marketing verde: uma análise da faber- castell. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88961>. Acesso em: 22/12/2024 18:06
A responsabilidade ambiental é favorável às condições de vida no planeta, e muito se vem discutindo sobre esse compromisso, fazendo com que estratégias de valorização e adesão da sustentabilidade alcancem a população. O trabalho tem por objetivo caracterizar o planejamento estratégico do marketing verde no contexto da sustentabilidade e descrever o arranjo de responsabilidade ambiental da Faber-Castell frente ao consumidor. A pesquisa será desenvolvida a partir de um levantamento teórico, onde leituras acerca de planejamento estratégico, noções de sustentabilidade e marketing sustentável serão feitas a partir das obras de autores como Maximiano (2011), Gomes (2010) e Capra (1996) que tratam com propriedade a temática central deste estudo. A pesquisa abrange os seguintes subtópicos: A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A GESTÃO DO MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO DA FABER-CASTELL; CONCEITUAÇÃO DE MARKETING E MARKETING VERDE; ESTRATÉGIA DE MARKETING VERDE NA FABER CASTELL; INFLUENCIA DO MARKETING VERDE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA DECISÃO DE COMPRA. Conclui-se que as estratégias e os benefícios da implantação do marketing verde em uma empresa podem causar grandes impactos de forma positiva com o desenvolvimento de tais ações, más, é fundamental importância que o marketing verde seja pautado em reais atitudes, e não somente em discursos com intenções apenas de lucratividade.