Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ERROS RELATIVOS AO ESTUDO DE LIMITES E CONTINUIDADE: OLHARES SOBRE AS AUTOANÁLISES DISCENTES ANCORADOS EM TEORIAS DIDÁTICAS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo destaca uma proposta metodológica cujo objetivo é analisar os erros enfrentados pelos discentes de Cálculo Diferencial e Integral I, nos períodos letivos de 2017, 2018 e 2019, nos cursos de Licenciatura em Matemática e Engenharia Civil, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Eunápolis, frente ao objeto do saber Limites. Esse processo se dará mediante investigações das autoanálises dos erros, elaboradas pelos próprios estudantes. Como alicerce teórico, essa pesquisa se sustenta nas teorias em Didática da Matemática, Antropológica do Didático que tem como autor Yves Chevallard (1980) e a dos Registros de Representações Semióticas (TRRS) estabelecida por Raymond Duval (1999). Os objetos matemáticos nos quais focamos essa investigação são particularmente, limites laterais e continuidade de funções reais. Os documentos investigados e analisados possibilitaram a compreensão de forma quanti-qualitativa, dos erros mais comuns apresentados durante as execuções de tarefas pelos discentes, que impossibilitam a aprendizagem concisa da disciplina ligada à Matemática. Com isso, pudemos observar as contribuições adquiridas para os processos de ensino e de aprendizagem, advindas dessa aplicação metodológica de forma institucional, podendo ser expandida para outros ambientes externos.

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