O artigo em questão relata as contribuições da Psicopedagogia Institucional na Modalidade da Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação do munícipio de São Gonçalo do Amarante/RN, trazendo como enfoque as vivências dos profissionais psicopedagogos junto às escolas da rede municipal, aos professores, à família e aos estudantes público-alvo da Educação Especial. Pautando-se principalmente nos documentos norteadores da Educação Inclusiva e seus dispositivos legais em suas esferas Federal, Estadual e Municipal, elucida como o município efetiva suas políticas dentro desse segmento e qual o papel do psicopedagogo na consolidação dessas estratégicas. Pioneira no Estado na integração em seu quadro efetivo de psicopedagogos por meio de concurso público, a atuação deste profissional promove um conjunto de ações que envolvem a prevenção, estudos de caso, a orientação da comunidade escolar e socialização de conhecimentos, proporcionando o engajamento através da realização de projetos e ações que possam garantir o direito de acesso, permanência, participação e promoção ao ensino, em todos os níveis, com condições de equidade, pluralidade e diversidade. A pesquisa, de cunho qualitativo, visa relatar a experiência das desse profissional junto à Secretaria de Educação do referido município enfatizando os entraves, possibilidades e avanços na prática psicopedagógica institucional da rede.