As Olimpíadas de Língua Portuguesa são aplicadas nas escolas públicas brasileiras desde o ano de 2002 e, inicialmente, para os alunos da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental. Hoje, as olimpíadas abrangem todas as séries (anos) do ensino fundamental II e médio, tendo como principal objetivo contribuir para o melhor desenvolvimento da leitura e da escrita nas aulas de língua portuguesa. A prova consiste na produção de um texto de acordo com a orientação do gênero para cada série (ano) de ensino. Para tanto, os alunos devem ter a noção de que um texto precisa cumprir uma função comunicativa, bem como saber que para produzir um texto devem ter o que dizer para quem dizer (GERALDI, 2008). O texto também deve ser “pensado” como uma unidade básica de trabalho (PCN, 1998). Assim, este artigo tem como objetivos descrever as etapas de produção do texto de gênero Memórias Literárias, além de avaliar as contribuições da Olimpíada de Língua Portuguesa para a produção de texto na escola. Este trabalho foi desenvolvido em duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Campina Grande – PB, no âmbito do trabalho do subprojeto PIBID – LETRAS da UFCG. Os resultados obtidos demonstram o quanto o gênero proposto está distante da realidade dos alunos, assim como a própria sequência didática contida no caderno de orientações desse concurso.