O presente estudo teve como objetivo identificar as principais mudanças que vem ocorrendo na educação inclusiva da rede municipal de Floriano-PI e Compreender o que é a deficiência intelectual. Optamos como estratégias de pesquisa um estudo com abordagem qualitativa, o qual foi realizado através da pesquisa bibliográfica e de campo. Os sujeitos dessa pesquisa foram a Coordenadora da Educação Especial Inclusiva do Município de Floriano-PI e quatro professoras, duas do ensino regular e duas da sala multifuncional. O campo da pesquisa foram duas escolas municipais e a Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Quanto a produção dos dados, fizemos a entrevista semiestruturada. A partir dos dados produzidos emergiram duas categorias, que foram: Mudanças mais perceptíveis e Concepções sobre deficiência intelectual. Onde utilizamos o procedimento de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram mediante os relatos das entrevistadas que as principais mudanças consistem na: Formação do professor; Crescimento do número de alunos na rede; Autonomia das crianças. Sobre a deficiência intelectual obtivemos as seguintes concepções: Déficit, Transtorno e Limitação. Consideramos então que mais estudos precisam ser desenvolvidos nesta área para que os conceitos se tornem mais conhecidos e claros para todos os preocupados com a educação.