Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA APLICADO AO ENSINO DE QUÍMICA PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): POTENCIALIDADES DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88959 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2089 "inscrito_id" => 9719 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA APLICADO AO ENSINO DE QUÍMICA PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): POTENCIALIDADES DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTEEDUCAÇÃO INCLUSIVA APLICADO AO ENSINO DE QUÍMICA PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): POTENCIALIDADES DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO" "resumo" => "O professor precisa estar preparado para enfrentar as mais diversas situações em sala de aula, assim como para os diferentes perfis de alunos. A formação inicial funciona como base tanto de conhecimentos teóricos, como de práticas para a atuação docente. Porém, a busca por aperfeiçoamento e novas perspectivas de ensino para alcançar os mais diferentes perfis de alunos, como discentes com deficiência, deve ser um dos focos do professor após a formação acadêmica. A partir disso, esse estudo desenvolveu uma oficina pedagógica sobre o desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos para discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de avaliar a efetividade dessa aplicação prática na formação de docentes em um curso da graduação de Química - Licenciatura, de uma Universidade Federal do sul do Brasil. Assim, foi sistematizada a partir de três dimensões básicas: sensibilização, aprofundamento e compromisso, apresentado e posteriormente aprofundado o tema específico e assim, posteriormente propostas a elaboração de materiais paradidáticos, para compromisso coletivo diante da oficina desenvolvida, respectivamente. As análises acerca dos resultados da oficina pedagógica e materiais elaborados foram executadas a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2004). Após a análise e categorização de todos os trabalhos desenvolvidos, foi clara a importância e a relevância da oficina pedagógica, na perspectiva acadêmica e social na formação dos alunos, obtendo, na maioria dos trabalhos, materiais bem elaborados, com fundamentações claras e sucintas, que se aplicados à alunos com TEA, seriam possivelmente associados à potencialização do processo de aprendizagem no Ensino de Química, sendo efetivos como materiais paradidáticos.O professor precisa estar preparado para enfrentar as mais diversas situações em sala de aula, assim como para os diferentes perfis de alunos. A formação inicia" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9719_TB2089_30112022163233.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA CRUZ DIAS" "autor_nome_curto" => "Rafaela Dias" "autor_email" => "d.rafaeladias@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88959 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2089 "inscrito_id" => 9719 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA APLICADO AO ENSINO DE QUÍMICA PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): POTENCIALIDADES DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTEEDUCAÇÃO INCLUSIVA APLICADO AO ENSINO DE QUÍMICA PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): POTENCIALIDADES DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO" "resumo" => "O professor precisa estar preparado para enfrentar as mais diversas situações em sala de aula, assim como para os diferentes perfis de alunos. A formação inicial funciona como base tanto de conhecimentos teóricos, como de práticas para a atuação docente. Porém, a busca por aperfeiçoamento e novas perspectivas de ensino para alcançar os mais diferentes perfis de alunos, como discentes com deficiência, deve ser um dos focos do professor após a formação acadêmica. A partir disso, esse estudo desenvolveu uma oficina pedagógica sobre o desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos para discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de avaliar a efetividade dessa aplicação prática na formação de docentes em um curso da graduação de Química - Licenciatura, de uma Universidade Federal do sul do Brasil. Assim, foi sistematizada a partir de três dimensões básicas: sensibilização, aprofundamento e compromisso, apresentado e posteriormente aprofundado o tema específico e assim, posteriormente propostas a elaboração de materiais paradidáticos, para compromisso coletivo diante da oficina desenvolvida, respectivamente. As análises acerca dos resultados da oficina pedagógica e materiais elaborados foram executadas a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2004). Após a análise e categorização de todos os trabalhos desenvolvidos, foi clara a importância e a relevância da oficina pedagógica, na perspectiva acadêmica e social na formação dos alunos, obtendo, na maioria dos trabalhos, materiais bem elaborados, com fundamentações claras e sucintas, que se aplicados à alunos com TEA, seriam possivelmente associados à potencialização do processo de aprendizagem no Ensino de Química, sendo efetivos como materiais paradidáticos.O professor precisa estar preparado para enfrentar as mais diversas situações em sala de aula, assim como para os diferentes perfis de alunos. A formação inicia" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9719_TB2089_30112022163233.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA CRUZ DIAS" "autor_nome_curto" => "Rafaela Dias" "autor_email" => "d.rafaeladias@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O professor precisa estar preparado para enfrentar as mais diversas situações em sala de aula, assim como para os diferentes perfis de alunos. A formação inicial funciona como base tanto de conhecimentos teóricos, como de práticas para a atuação docente. Porém, a busca por aperfeiçoamento e novas perspectivas de ensino para alcançar os mais diferentes perfis de alunos, como discentes com deficiência, deve ser um dos focos do professor após a formação acadêmica. A partir disso, esse estudo desenvolveu uma oficina pedagógica sobre o desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos para discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de avaliar a efetividade dessa aplicação prática na formação de docentes em um curso da graduação de Química - Licenciatura, de uma Universidade Federal do sul do Brasil. Assim, foi sistematizada a partir de três dimensões básicas: sensibilização, aprofundamento e compromisso, apresentado e posteriormente aprofundado o tema específico e assim, posteriormente propostas a elaboração de materiais paradidáticos, para compromisso coletivo diante da oficina desenvolvida, respectivamente. As análises acerca dos resultados da oficina pedagógica e materiais elaborados foram executadas a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2004). Após a análise e categorização de todos os trabalhos desenvolvidos, foi clara a importância e a relevância da oficina pedagógica, na perspectiva acadêmica e social na formação dos alunos, obtendo, na maioria dos trabalhos, materiais bem elaborados, com fundamentações claras e sucintas, que se aplicados à alunos com TEA, seriam possivelmente associados à potencialização do processo de aprendizagem no Ensino de Química, sendo efetivos como materiais paradidáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.