A presente pesquisa enfatiza como educador dos anos iniciais do ensino fundamental precisa ter consciência que a recreação escolar não é somente mera diversão, ou somente um horário para deixar a criança dispersas na escola, a recreação escolar precisa ser bem aproveitada pelo aluno, na qual é necessário buscar estratégia que engloba atividades lúdicas com jogos e brincadeiras, mesmo que seja livre e optativa a participação. Quando se pensa em recreação e criança, a palavra-chave é criatividade, sabe-se que o mundo a cada dia que passa, vai sofrendo com a degradação ambiental e uma maneira que o professor pode incentivar para colaboração das crianças para um planeta mais sustentável, é fazer os jogos e as brincadeiras utilizando políticas dos 5R's (reciclar, reduzir reutilizar, repensar e recusar). A pesquisa tem como objetivo compreender as atividades lúdicas durante a recreação escolar, por meio de jogos e brincadeiras. O estudo parte da revisão bibliográfica e qualitativa, apoiada pelo aporte teórico: Broto (2001), Brougére (1995), Cavallari (2011), Friedman (1996), Gil (2002), Goldenberg (2004), Kishimoto (2005, 2002), Marconi e Lakatos (2003), dentre outros. Como resultados verificou-se que os jogos e brincadeiras são relevantes na vida das crianças durante a recreação escolar, porque desenvolve aprendizagem, linguagem, inteligência, concentração, e a sociabilidade, sem contar nos aspectos cognitivos físicos e motores, que são primordiais na formação integral da criança.