Os resultados da pandemia de COVID-19 e a necessidade de isolamento social em busca da segurança dos indivíduos e a manutenção dos sistemas de saúde, motivou diversas instituições de ensino a utilizarem meios remotos de interação com suas comunidades acadêmicas. Nesse hiato, cursos com componentes curriculares inteiramente práticos, como por exemplo experimentos físico-químicos que necessitam de dados precisos e cálculos minuciosos, são praticamente impossíveis de serem realizados sem a utilização dos equipamentos necessários, disponíveis nos laboratórios das instituições. Em consideração a isto, o presente estudo teve como objetivo motivar a incorporação do Laboratório Virtual de Simulações Interativas de Física da Universidade Federal do Ceará no ensino a distância da disciplina de Mecânica Clássica do Curso Interdisciplinar em Ciência em Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) campus Mossoró, Rio Grande do Norte, durante o semestre 2021.2. Nesse ínterim, conhecendo-se os principais experimentos e simulações presentes no laboratório virtual, desenvolveu-se através do serviço de comunicação distanciada Google Meet, aulas expositivas e dialogadas, instruindo as funcionalidades do Ambiente Virtual (AV) e motivando a realização de experimentos específicos, de acordo com a ementa da disciplina. Ademais, os dados dos experimentos obtidos pelos discentes foram analisados descritivamente, através de relatórios entregues em cada etapa da disciplina. Dessa forma, evidenciou-se que os processos experimentais realizados no AV contribuíram positivamente para o desenvolvimento remoto da disciplina, contornando as restrições impostas pela pandemia, mantendo, portanto, as atividades acadêmicas em constante ação, impossibilitando mais atrasos nos períodos letivos dos estudantes.