O presente trabalho relata experiências educativas de intervenção, sobre a cultura de paz, em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, nas turmas do Ensino Médio, através do componente curricular de Projeto de Vida e Empreendedorismo. Acredita-se que a educação escolar traz influencia no desenvolvimento socioemocional de cada indivíduo que frequenta o seu espaço. Dessa forma, os valores de convivência como o diálogo, a solidariedade e a empatia, são essenciais para a garantia do bem-estar nas relações humanas e no processo de consolidação da formação integral do alunado. As atividades interventivas ocorreram durante o 1º semestre do ano letivo em vigência, através de oficinas pedagógicas e campanhas educativas fomentadas pelos estudantes das turmas de 2º ano, para os demais dos (1º e 3º anos). O período interventivo englobou ações relacionadas à prevenção e à resolução não violenta de conflitos, através de palestras, construção de cartazes, dinâmicas, jogos e análises de situações problemáticas presentes no dia a dia da nossa escola. A análise geral dos resultados denota mudanças comportamentais positivas, os estudantes demonstraram o desejo pela mudança, e pelo o respeito aos direitos individuais e coletivos. Houve diminuição de registros de violência escolar, e da prática do Bullying, gerando indícios na construção de um novo paradigma cultural escolar que preza pela paz. Espera-se que a comunidade escolar continue nessa sinergia de esforço coletivo, prezando pelos valores da convivência tolerante, respeitadora e, sobretudo, inclusiva em termos de diversidade. O uso da cultura de paz vai para além do âmbito educacional, faz parte também dos contextos sociais externos frequentados pelos educandos, daí parte a sua importância motivacional e transformadora de vidas.