Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM ENQUADRES DE LEITURA

Palavra-chaves: INTERAÇÃO, PROTOCOLOS VERBAIS, CONTEXTUALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8885
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1988
    "inscrito_id" => 2988
    "titulo" => "INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM ENQUADRES DE LEITURA"
    "resumo" => "Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a interação entre professor e aluno em enquadres de leitura na sala de aula, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, identificando aspectos de mediação (interação) facilitadores da leitura e, ao mesmo tempo, reconhecer estratégias de leitura que se revelam no enquadre de mediação. O corpus para análise foi levantado n escola da rede pública da cidade de Pombal-PB. Na análise, utilizamos uma metodologia de segmentação da aula em enquadres de leitura. Como base teórica para esta pesquisa, nos apoiamos na teoria da Sociolinguística Educacional e Interacional, como também, nos estudos sobre leitura e mediação pedagógica. Constatamos que o processo de interação e mediação é desenvolvido através de enquadres de leituras, acionados sobre a perspectiva de protocolos verbais, contextualização e técnicas de andaimagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "INTERAÇÃO, PROTOCOLOS VERBAIS, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_20_24_38_idinscrito_2988_d4f24a40fb3c7fafb4d83f245ed12567.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCICLEIDE DE SOUSA ASSIS DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCICLEIDE"
    "autor_email" => "macidante@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8885
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1988
    "inscrito_id" => 2988
    "titulo" => "INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM ENQUADRES DE LEITURA"
    "resumo" => "Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a interação entre professor e aluno em enquadres de leitura na sala de aula, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, identificando aspectos de mediação (interação) facilitadores da leitura e, ao mesmo tempo, reconhecer estratégias de leitura que se revelam no enquadre de mediação. O corpus para análise foi levantado n escola da rede pública da cidade de Pombal-PB. Na análise, utilizamos uma metodologia de segmentação da aula em enquadres de leitura. Como base teórica para esta pesquisa, nos apoiamos na teoria da Sociolinguística Educacional e Interacional, como também, nos estudos sobre leitura e mediação pedagógica. Constatamos que o processo de interação e mediação é desenvolvido através de enquadres de leituras, acionados sobre a perspectiva de protocolos verbais, contextualização e técnicas de andaimagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "INTERAÇÃO, PROTOCOLOS VERBAIS, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_20_24_38_idinscrito_2988_d4f24a40fb3c7fafb4d83f245ed12567.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCICLEIDE DE SOUSA ASSIS DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCICLEIDE"
    "autor_email" => "macidante@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a interação entre professor e aluno em enquadres de leitura na sala de aula, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, identificando aspectos de mediação (interação) facilitadores da leitura e, ao mesmo tempo, reconhecer estratégias de leitura que se revelam no enquadre de mediação. O corpus para análise foi levantado n escola da rede pública da cidade de Pombal-PB. Na análise, utilizamos uma metodologia de segmentação da aula em enquadres de leitura. Como base teórica para esta pesquisa, nos apoiamos na teoria da Sociolinguística Educacional e Interacional, como também, nos estudos sobre leitura e mediação pedagógica. Constatamos que o processo de interação e mediação é desenvolvido através de enquadres de leituras, acionados sobre a perspectiva de protocolos verbais, contextualização e técnicas de andaimagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.