NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E ATUAÇÕES
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8967 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1093 "inscrito_id" => 2740 "titulo" => "NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E ATUAÇÕES" "resumo" => "O presente ensaio apresenta uma sequência de atividades propostas ao conteúdo “Gases e suas Transformações” numa turma do 2º ano do Ensino Médio, do período noturno, da Escola Estadual Maria de Lourdes Araújo, localizada na cidade de Santa Rita-PB. Partindo de uma perspectiva contextualizada, a experimentação foi a estratégia escolhida com o intuito de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes, uma vez que se coadunou a teoria com a prática. Foram aplicados experimentos sucintos, assim como a exposição de vídeos como reforço à construção da aprendizagem, uma vez que torna-se substancial uma mudança na práxis pedagógica, adequando as metodologias de ensino; proporcionando a utilização de novas ferramentas didáticas e que a relação professor-aluno não seja meramente passiva, para que o estudante possa interagir e compartilhar informações a fim de explorar tal metodologia com o intuito de elevar a estimulação cognitiva. A contextualização é um dos eixos centrais do ensino de Química uma vez que possibilita uma abordagem de situações reais vislumbradas do cotidiano ou exemplificadas na sala de aula. Diante disso, todo o processo resultou na participação ativa dos alunos; a ação didático-pedagógica aplicada conseguiu proporcionar um ambiente em que os mesmos compartilharam de seus conhecimentos prévios a fim de construir, conjuntamente, conceitos sobre o tema, contribuindo para uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_11_2014_22_08_44_idinscrito_2740_b27cbbef7e3985103e3edd05c7f038a3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA MARCONE TAVARES ALVES DE FIGUEIRÊDO" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandratavaresfigueire" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8967 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1093 "inscrito_id" => 2740 "titulo" => "NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E ATUAÇÕES" "resumo" => "O presente ensaio apresenta uma sequência de atividades propostas ao conteúdo “Gases e suas Transformações” numa turma do 2º ano do Ensino Médio, do período noturno, da Escola Estadual Maria de Lourdes Araújo, localizada na cidade de Santa Rita-PB. Partindo de uma perspectiva contextualizada, a experimentação foi a estratégia escolhida com o intuito de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes, uma vez que se coadunou a teoria com a prática. Foram aplicados experimentos sucintos, assim como a exposição de vídeos como reforço à construção da aprendizagem, uma vez que torna-se substancial uma mudança na práxis pedagógica, adequando as metodologias de ensino; proporcionando a utilização de novas ferramentas didáticas e que a relação professor-aluno não seja meramente passiva, para que o estudante possa interagir e compartilhar informações a fim de explorar tal metodologia com o intuito de elevar a estimulação cognitiva. A contextualização é um dos eixos centrais do ensino de Química uma vez que possibilita uma abordagem de situações reais vislumbradas do cotidiano ou exemplificadas na sala de aula. Diante disso, todo o processo resultou na participação ativa dos alunos; a ação didático-pedagógica aplicada conseguiu proporcionar um ambiente em que os mesmos compartilharam de seus conhecimentos prévios a fim de construir, conjuntamente, conceitos sobre o tema, contribuindo para uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_11_2014_22_08_44_idinscrito_2740_b27cbbef7e3985103e3edd05c7f038a3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA MARCONE TAVARES ALVES DE FIGUEIRÊDO" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandratavaresfigueire" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }