Pensar políticas públicas para o cenário educacional no tocante a construção da Educação Básica, vai bem além de analisar as políticas educacionais vigentes, é nos debruçarmos sobre os fatores históricos, culturais e sócias que influenciaram sua construção. É entender como estas pensam o papel da sociedade, bem como o papel do professor neste cenário, então, analisando a importância desses diálogos, a presente pesquisa tem como tema: “As políticas públicas para a formação da Educação Básica no Brasil. Como objetivo geral analisamos as principais políticas públicas criadas para a formação da Educação Básica no Brasil. Como objetivos específicos buscamos analisar os caminhos que conduziram a formação do modelo curricular para a Educação Básica, compreender a relação da pedagogia tecnicista e os anseios governamentais, ponderar a importância da pedagogia libertadora para a transformação dos moldes da pedagogia tradicional e entender os anseios que desencadearam na formação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Como procedimento metodológico, nos valemos da análise bibliográfica de dados, usando como suporte teórico autores como Dermerval Saviani (2010), Eliurde Elinia Rodriguês (2007), Apolliane Xavier Moreira dos Santos (2016), Alceu Antônio Filipaki (2010), entre outros. Acreditamos que este estudo contribuirá para posteriores estudo tento em vista a relevância de tal temática, bem como é de nosso desejo darmos prosseguimento a novos questionamentos que serão calçados nos que aqui foram solucionados.