O presente artigo tem como objetivo utilizar da modelagem matemática para de tal modo obter um modelo referente as médias anuais em matemática de 2020 e 2021 de um grupo estudantes do ensino fundamental dos anos finais com intuito de verificar a possibilidade de uma queda no desempenho devido ao contexto da pandemia do Covid-19, auxiliar na previsão de possíveis futuras quedas de desempenho e por meio do processo de utilização da modelagem matemática abster as dúvidas do leitor quanto a efetividade e utilidade desse método em pesquisas, para tal foi realizada, por parte da autoria e coautoria, uma pesquisa bibliográfica utilizando de obras de autores de referência dos temas referentes as palavras-chave: Modelagem matemática,; Etnomodelagem; Educação matemática. Logo ao procurar por uma metodologia válida para este trabalho, tendo sido escolhida a obtenção dos dados necessários, ponderar-se sobre os dados obtidos. os dados escolhidos foram referentes ao tempo de concentração dos alunos e suas respectivas notas, ao ponderar sobre tais informações verificou-se a existência de uma função linear afim, que ao se pôr no modelo verificou-se sempre que houver uma redução na quantidade de tempo de concentração dos alunos menor suas notas, relacionando ao período de pandemia onde constatou-se a queda da concentração proveniente de distrações do ambiente durante as aulas on-line, portanto, durante o período pesquisado houve uma queda do desempenho escolar na disciplina de matemática.