As políticas públicas no campo da Educação têm apontado para a necessidade de se construir práticas educativas voltadas à eliminação das barreiras nos diferentes níveis de ensino. Diante disso, parte da comunidade científica tem buscado conhecimentos visando à inclusão de pessoas com diferentes características para aprender. Esta pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, inspirada nos estudos emancipatórios, teve o objetivo de identificar contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para o enfrentamento e eliminação de barreiras metodológicas presentes em ambientes de educação a distância. Os princípios do DUA sugerem que a acessibilidade deve priorizar os aspectos da aprendizagem, promovendo ambientes mais acolhedores às diferenças humanas. Quatro estudos foram realizados. O primeiro, uma revisão integrativa sobre o DUA, no qual foram identificadas as contribuições para a eliminação de barreiras metodológicas na Educação a Distância. O segundo reconheceu as categorias analíticas entre os campos dos Disability Studies in Education e dos Feminist Disability Studies, que coadunam com o DUA. No terceiro verificamos se os princípios e diretrizes do DUA acolhem as expectativas de participantes de um curso de EaD no que se refere à participação. Por fim, identificamos se cursistas reconhecem a contribuição dos recursos disponibilizados e organizados a partir do framework do DUA em seus processos de participação com agência e engajamento em cursos de Educação a Distância. Os estudos desvelaram que o DUA oferece importantes contribuições para a construção de práticas educativas na educação a distância voltadas ao acolhimento da variação humana que ultrapassem os limites dos diagnósticos de deficiência.