RESUMO O vírus COVID-19, provocou uma crise sanitária mundial, e com ela a necessidade de distanciamento social. Para dar continuidade no ensino e aprendizagem em meio a uma pandemia veloz, preservando vidas, foi apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) uma resolução com diretrizes referentes ao período de suspensão do ensino presencial no contexto pandêmico. Em nossa atividade na mediação pedagógica na disciplina de Estágio Supervisionado II, no curso de licenciatura letras espanhol EaD, identificamos a seguinte situação-problema: como alunos cegos podem fazer a prática de observação de sala aula do estágio presencial, agora de forma remota? O estágio configura-se como uma fase de extrema relevância na formação do futuro docente, haja vista que neste período o aluno estagiário terá a oportunidade de observar e caracterizar a sala de aula, planejar a regência para consolidar teoria à prática. Para tanto, nos debruçamos nos seguintes arcabouços teóricos : BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: 1988; Mantoan (2013); Marinho e Sadao (2017) Franco e Silva (2010; Lei Brasileira de Inclusão n° 13.146/2015;Moran; Masetto; Behrens, 2000) ;Imai, (1994), entre outros . Portanto, a partir do inventário teórico mencionado, nos referimos a possibilidade do recurso audiodescrição (AD),que pode ser incorporado em situações de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual visando reduzir a barreira comunicacional , para que os discentes consigam cumprir a exigência do estágio supervisionado II. Para apresentar as ideias de forma sucinta, foi escolhido o método Kaizen. O método está alicerçado em um sistema simples de resolução de problema.