O trabalho apresenta a construção de uma proposta de formação continuada auto instrucional em Educação Ambiental Crítica (EAC) voltada aos professores da Educação Básica Pública. A EAC, termo cunhado na década de 1970, consolida-se como uma vertente emancipatória da Educação Ambiental, trazendo a articulação econômica-político-socio-ambiental para o centro do debate da relação conturbada entre o Homem e a natureza. É notório a ausência de cursos de formação continuada e permanente em Educação Ambiental, principalmente, aqueles que primam por qualificar o docente para ser um educador ambiental crítico. Dada esta realidade, o curso foi construído na plataforma Google ClassRoom e apresenta carga horária de 40 (quarenta) horas, em modalidade 100% digital. É composto por cinco módulos distintos intitulados: Introdução à Educação Ambiental Crítica; Contextualização histórica da destruição ambiental; Capitalismo: A origem dos problemas?; EAC como ferramenta de emancipação social; O papel do professor dentro da Educação Ambiental. Cada módulo apresenta duas atividades diversificadas, a exemplo temos fichamento de texto, ensaios teóricos, estudo de caso, produção de podcast, elaboração de infográficos, entre outros. Desta forma, espera-se que o produto possa ser utilizado por secretarias e órgãos gestores da Educação Básica Pública, como forma de incentivar e capacitar professores que nunca tiveram contato com a temática e que desejam fazer de sua prática docente uma ferramenta de resistência e libertação ambiental e social.