Este artigo intitulado “A importância da leitura literária na formação leitora do jovem na escola pública” Tem como objetivo principal a reflexão sobre a importância da leitura na disciplina de Língua Portuguesa no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, aguçando nos mesmos o prazer pelo ato de ler e escrever. Dessa forma concebemos que por meio da leitura é possível ao educando a reflexão sobre sua experiência e vivência ampliando sua visão de mundo. Ressalta-se que por meio da leitura formam-se indivíduos críticos, capazes de se sobressaírem em meio a sociedade. Logo, estes estão aptos para compreender as realidades sociais, culturais e históricas do meio em que estão inseridos, a escola é também um espaço aberto à demonstração artística didática, que transforma os alunos em leitores aptos a interpretar e compreender um texto, além de suscitar o interesse pela Literatura, visto que o gosto da leitura deve ser seguido pelo gosto da produção textual. Para fundamentar as discussões, buscamos alguns estudiosos na área referente ao ensino de literatura que corroboram com nossa forma de ver e entender o ensino literário para jovens leitores. Por tudo isso que foi exposto a leitura é essencial ao processo de fomentação literária dos estudantes. Este artigo é embasado pelos teóricos FILIPOUSKI (2009), GOULART (2007), LERNER (2002), LAJOLO (2003), CANDIDO (1995) dentre outros.