O presente trabalho apresenta descobertas e desafios, enquanto resultados suscitados a partir da realização de um projeto de inovação no ensino, intitulado Experimento Sociológico, que se configura como uma metodologia na qual utilizamos a pesquisa como princípio pedagógico e científico, com possibilidade de viabilizar abordagens multidisciplinares entre as áreas propedêutica, politécnica e técnica. Nesse projeto, visamos oportunizar aos estudantes a iniciação na metodologia do trabalho científico, incentivar a valorização do conhecimento científico, bem como favorecer o exercício da autonomia no processo de construção do conhecimento científico, de forma crítica e reflexiva em relação à realidade social e ao mundo do trabalho. Cientes do compromisso pessoal e social que a educação requer, seguimos investindo em estudos e pesquisas, a partir das quais iniciamos nossos investimentos no sentido de construirmos uma bagagem teórica, bem como de experiências, que nos possibilitasse inserir atividades de pesquisa de forma integrada ao ensino, na qualidade de estratégia pedagógica, visando promover uma educação contextualizada e significativa para os estudantes. Desse modo, vimos pesquisando e executando esse projeto ao longo de sete anos, na direção de consolidar uma proposta de abordagem que tenha sucesso na integração da pesquisa ao ensino, concebendo a pesquisa enquanto princípio científico e educativo, trazendo como referenciais teóricos os entendimentos de Pedro Demo e de Paulo Freire. Apresentamos como resultados a avaliação dos estudantes sobre a vivência da experiência ao longo do ano letivo 2021, e também parte das produções dos estudantes, publicizadas no evento “Mostra de Sociologia: Problemas sociais em debate”, que se configura como culminância do Experimento Sociológico.