Este estudo se constitui em relato de experiência, evidencia como objeto de estudo as estratégias educacionais inclusivas, sobretudo para alunos com cegueira no ensino de Matemática com potencialidades para a aprendizagem de Ciências da Natureza na unidade temática Matéria e energia. Dessa forma, a literatura aponta que a utilização de recursos didáticos adaptados no contexto da pandemia da COVID-19 tem corroborado para o ensino de estudantes com cegueira de modo a fazer com que percebam o mundo a sua volta a partir de materiais táteis e, ainda, construir conhecimentos dinâmicos, interativos e significativos. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a aplicação de um recurso educacional didático-metodológico adaptado para Braille numa perspectiva interdisciplinar e inclusiva das disciplinas Estágio Supervisionado e Educação Inclusiva no ensino remoto de forma a abranger a inter-relação entre as áreas do conhecimento da Matemática e Ciências da Natureza. O estudo teve como amostra uma aluna com cegueira do 7º ano de uma escola da Rede Municipal de Ensino, situada em Caxias/Maranhão. O resultado mostrou que a aluna conseguiu compreender de forma significativa o conteúdo trabalhado, além de se sentir ativa no processo de aprendizagem.