Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CENÁRIO DA PANDEMIA COVID19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR E INCLUSIVA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este estudo se constitui em relato de experiência, evidencia como objeto de estudo as estratégias educacionais inclusivas, sobretudo para alunos com cegueira no ensino de Matemática com potencialidades para a aprendizagem de Ciências da Natureza na unidade temática Matéria e energia. Dessa forma, a literatura aponta que a utilização de recursos didáticos adaptados no contexto da pandemia da COVID-19 tem corroborado para o ensino de estudantes com cegueira de modo a fazer com que percebam o mundo a sua volta a partir de materiais táteis e, ainda, construir conhecimentos dinâmicos, interativos e significativos. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a aplicação de um recurso educacional didático-metodológico adaptado para Braille numa perspectiva interdisciplinar e inclusiva das disciplinas Estágio Supervisionado e Educação Inclusiva no ensino remoto de forma a abranger a inter-relação entre as áreas do conhecimento da Matemática e Ciências da Natureza. O estudo teve como amostra uma aluna com cegueira do 7º ano de uma escola da Rede Municipal de Ensino, situada em Caxias/Maranhão. O resultado mostrou que a aluna conseguiu compreender de forma significativa o conteúdo trabalhado, além de se sentir ativa no processo de aprendizagem.

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