A utilização de filmes como recurso didático tem se tornado cada vez mais recorrente em sala de aula. Essa prática tem ajudado o ensino de conteúdo dentro de aulas que até então eram apenas expositivas e tradicionais, facilitando a compreensão do aluno que passa a vislumbrar a proximidade com a realidade e a assimilar os conceitos científicos. O presente trabalho relata o uso do filme “Osmose Jones” e sua forma de abordagem para diferentes assuntos no ensino de Ciências como prática docente do Projeto de Extensão do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia, Instituto Federal do Maranhão, Campus Monte Castelo em São Luís, em duas Unidades de Educação Básica. O objetivo do artigo foi a descrição das experiências dos alunos com o longa-metragem, aferindo assim suas potencialidades para o ensino de Ciências como estratégia de ensino. Desta forma, obteve-se como resultados relatos positivos em relação ao aprendizado dos alunos dos assuntos abordados em aula por meio da mídia, apontando a incorporação dos filmes comerciais na escola como um recurso didático eficiente no processo ensino-aprendizagem.