Neste artigo discutiremos a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC na Educação Básica e sua repercussão na vida de adolescentes e jovens, ao longo da trajetória escolar. Em especial, abordaremos a estrutura de Tecnologia-TI de escolas públicas e privadas, a formação de professoras/es para uso desses recursos, particularmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e assim compreender como isso reverbera na formação e apropriação tecnológica dos/as estudantes. Para tanto, fizemos uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Como instrumento para construção dos dados utilizamos um memorial reflexivo, escrito por discentes de um curso de formação de professoras/es, de uma Universidade pública, localizada no interior do Estado da Bahia. Nesse memorial, elas/es realizaram uma reflexão crítica de suas experiências com as tecnologias durante todo o processo de escolarização, problematizaram sua trajetória, tendo destacado seus avanços e progressos. Os dados possibilitaram identificar as distintas realidades entre a estrutura de TI de instituições de ensino públicas e privadas e as consequências disso para a educação, evidenciaram as insuficiências na formação de professoras/es para utilizar esses recursos em suas práticas pedagógicas e o quanto é significativo para a formação das crianças e jovens o acesso às TDIC em casa, sob a orientação de seus familiares.