Este trabalho é parte da pesquisa em desenvolvimento no curso de mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas, que tem como abordagem principal o foco na Educação do Campo e assentamentos agrários, porém tendo como categorias de análise políticas públicas, campesinato e movimentos sociais, sendo o último elemento o recorte temático utilizado para compor este estudo. Embora a discussão aqui tratada contemple informações a respeito da modalidade de Educação do Campo, o mesmo enfatiza o papel e importância dos movimentos sociais diante do atendimento das pautas engendradas nessa modalidade de ensino. Para tanto, utiliza-se de um apanhado histórico discorrendo sobre as primeiras formações e organizações sociais, assim como os conceitos e análises acerca da existência dos mesmos. Ao longo deste trabalho, busca-se ainda discorrer sobre a relação existente entre as categorias de análise e a influência que as mesmas exercem sobre o ensino do campo. Em relação à metodologia, este se fundamenta em uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como método de análise o Materialismo Histórico Dialético, apresentando ainda, um caráter descritivo e explicativo de fatores condicionantes do processo histórico e político do campo de estudo, fundamentando a descrição concernente aos movimentos sociais e os sujeitos que destes fazem parte.