Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DOS RELATOS REFLEXIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO MENINA CIÊNCIA – CIÊNCIA MENINA DA UFABC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88874
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1983
    "inscrito_id" => 13451
    "titulo" => "ANÁLISE DOS RELATOS REFLEXIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO MENINA CIÊNCIA – CIÊNCIA MENINA DA UFABC"
    "resumo" => "Este artigo consiste em um recorte do curso Menina Ciência – Ciência Menina (MCCM), realizado pela Universidade Federal do ABC, cujo objetivo principal é mostrar o papel de mulheres cientistas em diferentes áreas de atuação, humanizar a sua figura, ampliando os horizontes de meninas estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Na sua terceira edição, em 2021, com formato remoto, o curso teve uma vertente direcionada para professores atuantes nesse nível de ensino, com o intuito de contribuir com a inserção dessas temáticas nas suas práticas docentes. Tais profissionais participaram de palestras, rodas de conversa, além da interação com todo o material do MCCM. Com abordagem qualitativa, a presente pesquisa tem como objetivo destacar as contribuições do curso MCCM na perspectiva desses docentes. Os dados foram tratados sob a ótica da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi. Como atividade avaliativa, os professores elaboraram um relato reflexivo sobre o curso, que foi subdivido em quatro eixos: 1- Palestras, rodas de conversa e interações; 2- Intervenção no contexto escolar; 3 - Reflexão sobre a prática docente e autoavaliação; e 4 – Avaliação do curso: sugestões, críticas e comentários. Este trabalho deteve-se ao eixo 1, onde os sujeitos destacaram as temáticas mais interessantes para a sua prática docente; contribuições das interações para a troca de conhecimento e quais as principais reflexões durante as discussões nos fóruns. Ao todo, 24 professores enviaram seus relatos, contudo, aqui foram tratados apenas 10. Os resultados apontam o entendimento dos sujeitos participantes paras o direcionamento do protagonismo estudantil de meninas; da humanização das cientistas enquanto mães e donas de casa; a aproximação da ciência com o cotidiano das estudantes, mostrando, por meio de experimentos e palestras, que existe ciência em todos os lugares, ampliando as suas percepções acerca da importância de trabalhar a temática mulheres na ciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13451_TB1983_01122022010629.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUDMYLLA RIBEIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Ludmylla Santos"
    "autor_email" => "ludmylla.ribeiro@ufabc.ed"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88874
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1983
    "inscrito_id" => 13451
    "titulo" => "ANÁLISE DOS RELATOS REFLEXIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO MENINA CIÊNCIA – CIÊNCIA MENINA DA UFABC"
    "resumo" => "Este artigo consiste em um recorte do curso Menina Ciência – Ciência Menina (MCCM), realizado pela Universidade Federal do ABC, cujo objetivo principal é mostrar o papel de mulheres cientistas em diferentes áreas de atuação, humanizar a sua figura, ampliando os horizontes de meninas estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Na sua terceira edição, em 2021, com formato remoto, o curso teve uma vertente direcionada para professores atuantes nesse nível de ensino, com o intuito de contribuir com a inserção dessas temáticas nas suas práticas docentes. Tais profissionais participaram de palestras, rodas de conversa, além da interação com todo o material do MCCM. Com abordagem qualitativa, a presente pesquisa tem como objetivo destacar as contribuições do curso MCCM na perspectiva desses docentes. Os dados foram tratados sob a ótica da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi. Como atividade avaliativa, os professores elaboraram um relato reflexivo sobre o curso, que foi subdivido em quatro eixos: 1- Palestras, rodas de conversa e interações; 2- Intervenção no contexto escolar; 3 - Reflexão sobre a prática docente e autoavaliação; e 4 – Avaliação do curso: sugestões, críticas e comentários. Este trabalho deteve-se ao eixo 1, onde os sujeitos destacaram as temáticas mais interessantes para a sua prática docente; contribuições das interações para a troca de conhecimento e quais as principais reflexões durante as discussões nos fóruns. Ao todo, 24 professores enviaram seus relatos, contudo, aqui foram tratados apenas 10. Os resultados apontam o entendimento dos sujeitos participantes paras o direcionamento do protagonismo estudantil de meninas; da humanização das cientistas enquanto mães e donas de casa; a aproximação da ciência com o cotidiano das estudantes, mostrando, por meio de experimentos e palestras, que existe ciência em todos os lugares, ampliando as suas percepções acerca da importância de trabalhar a temática mulheres na ciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13451_TB1983_01122022010629.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUDMYLLA RIBEIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Ludmylla Santos"
    "autor_email" => "ludmylla.ribeiro@ufabc.ed"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo consiste em um recorte do curso Menina Ciência – Ciência Menina (MCCM), realizado pela Universidade Federal do ABC, cujo objetivo principal é mostrar o papel de mulheres cientistas em diferentes áreas de atuação, humanizar a sua figura, ampliando os horizontes de meninas estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Na sua terceira edição, em 2021, com formato remoto, o curso teve uma vertente direcionada para professores atuantes nesse nível de ensino, com o intuito de contribuir com a inserção dessas temáticas nas suas práticas docentes. Tais profissionais participaram de palestras, rodas de conversa, além da interação com todo o material do MCCM. Com abordagem qualitativa, a presente pesquisa tem como objetivo destacar as contribuições do curso MCCM na perspectiva desses docentes. Os dados foram tratados sob a ótica da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi. Como atividade avaliativa, os professores elaboraram um relato reflexivo sobre o curso, que foi subdivido em quatro eixos: 1- Palestras, rodas de conversa e interações; 2- Intervenção no contexto escolar; 3 - Reflexão sobre a prática docente e autoavaliação; e 4 – Avaliação do curso: sugestões, críticas e comentários. Este trabalho deteve-se ao eixo 1, onde os sujeitos destacaram as temáticas mais interessantes para a sua prática docente; contribuições das interações para a troca de conhecimento e quais as principais reflexões durante as discussões nos fóruns. Ao todo, 24 professores enviaram seus relatos, contudo, aqui foram tratados apenas 10. Os resultados apontam o entendimento dos sujeitos participantes paras o direcionamento do protagonismo estudantil de meninas; da humanização das cientistas enquanto mães e donas de casa; a aproximação da ciência com o cotidiano das estudantes, mostrando, por meio de experimentos e palestras, que existe ciência em todos os lugares, ampliando as suas percepções acerca da importância de trabalhar a temática mulheres na ciência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.