Este trabalho aborda a importância dos jogos matemáticos na educação infantil II, como ferramenta didática e pedagógica no processo de ensino e aprendizagem das crianças de 05 anos. Como objetivo geral, tencionamos pesquisar a importância da utilização dos jogos, como ferramenta pedagógica para o processo de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de crianças na educação infantil II. Diante disso, traçamos os seguintes objetivos específicos: compreender como os conhecimentos matemáticos na educação infantil II devem ser desenvolvidos através dos jogos; apontar como os jogos matemáticos podem contribuir na aprendizagem na educação infantil II; elencar a importância do lúdico como recurso pedagógico no processo de aprendizagem no ensino. A metodologia utilizada configura-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, fundamentado em alguns estudiosos da área que contribuíram para o jogo se tornar uma proposta metodológica com base científica e suporte pedagógico. Destacou-se as contribuições de Vygotsky (1998), Hoffmann (2012), Souza (2015) e outros que nortearam o desenvolvimento deste trabalho. De acordo com a pesquisa, a utilização dos jogos, como recursos pedagógicos para a construção do conhecimento matemático na educação infantil, se torna essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades das crianças, já que as atividades lúdicas despertam e estabelecem relações de interação e socialização, elevando a autoestima do aluno e criando condições para que ele possa modificar e desenvolver ideias, habilidades, atitudes e comportamentos. Para que traga resultados significativos, é preciso que os educadores tracem metas e objetivos claros, no sentido de como o aluno realizar a atividade com um determinado jogo, para que venha despertar, estimular e motivar no aluno o desejo de aprender a matemática de uma forma significativa.