TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A PRÁTICA DOCENTE NA E. E. PROF. CLAUDECI PINHEIRO TORRES EM SÃO RAFAEL/RN
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88385 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 979 "inscrito_id" => 11671 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A PRÁTICA DOCENTE NA E. E. PROF. CLAUDECI PINHEIRO TORRES EM SÃO RAFAEL/RN" "resumo" => "A pandemia causada pela COVID-19 ocasionou dúvidas e expectativas sobre as consequências do isolamento social nos mais diversos segmentos e setores da sociedade, inclusive na Educação, afetada pelas medidas de segurança que suspenderam o ensino presencial. Neste contexto, esta pesquisa objetivou investigar o uso e a importância das ferramentas tecnológicas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), adotado nos últimos dois anos, na Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres, na cidade de São Rafael/RN. Buscou-se entender a relação das tecnologias digitais com o momento atual da educação no Brasil, além de investigar a prática pedagógica sob o uso dessas ferramentas e os desafios encontrados pelos professores durante o ERE. A metodologia aplicada foi uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo acerca de uma pesquisa bibliográfica e a obtenção de dados junto aos professores da escola investigada. Sendo assim, o documento encontra-se estruturado por etapas teóricas, nas quais buscou-se compreender as adversidades atuais sobre a relação entre tecnologia e educação no nosso país, levando em conta o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a prática educativa dos professores durante o processo de ensino remoto emergencial. Os resultados mostram que as TDIC ganham espaço na sociedade, mas ainda não foram inseridas de maneira adequada e plena no ambiente escolar, seja por falta de recursos ou formação continuada dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11671_TB979_21072022191324.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "elianeas07.es@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88385 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 979 "inscrito_id" => 11671 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A PRÁTICA DOCENTE NA E. E. PROF. CLAUDECI PINHEIRO TORRES EM SÃO RAFAEL/RN" "resumo" => "A pandemia causada pela COVID-19 ocasionou dúvidas e expectativas sobre as consequências do isolamento social nos mais diversos segmentos e setores da sociedade, inclusive na Educação, afetada pelas medidas de segurança que suspenderam o ensino presencial. Neste contexto, esta pesquisa objetivou investigar o uso e a importância das ferramentas tecnológicas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), adotado nos últimos dois anos, na Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres, na cidade de São Rafael/RN. Buscou-se entender a relação das tecnologias digitais com o momento atual da educação no Brasil, além de investigar a prática pedagógica sob o uso dessas ferramentas e os desafios encontrados pelos professores durante o ERE. A metodologia aplicada foi uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo acerca de uma pesquisa bibliográfica e a obtenção de dados junto aos professores da escola investigada. Sendo assim, o documento encontra-se estruturado por etapas teóricas, nas quais buscou-se compreender as adversidades atuais sobre a relação entre tecnologia e educação no nosso país, levando em conta o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a prática educativa dos professores durante o processo de ensino remoto emergencial. Os resultados mostram que as TDIC ganham espaço na sociedade, mas ainda não foram inseridas de maneira adequada e plena no ambiente escolar, seja por falta de recursos ou formação continuada dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11671_TB979_21072022191324.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "elianeas07.es@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }