Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE CTSA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89288 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2535 "inscrito_id" => 14012 "titulo" => "CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE CTSA" "resumo" => "O Ensino de Ciências baseado na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), traz grandes possibilidades e ao mesmo tempo reflexões quanto à prática metodológica em diferentes níveis de ensino. Desta maneira, a capacidade de inserir um modelo de desenvolvimento construindo uma nova cultura baseada em valores sustentáveis e sociais depende fundamentalmente da instituição como um todo, desde adequações na grade curricular até a preparação dos jovens para enfrentarem os desafios da sociedade contemporânea. Assim, a prática de ensino por meio da contextualização converge com a abordagem CTSA, uma vez que instiga o estudante a questionar para transformar a sua realidade, buscando de forma autônoma possíveis soluções através da investigação, da reflexão e decidindo qual a melhor resolução para o problema apresentado. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo apresentar os resultados obtidos com a implementação de uma proposta didática aplicada aos estudantes do Ensino Médio Profissionalizante do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Paraíso do Tocantins do IFTO. O método proposto para o desenvolvimento da proposta foi a pesquisa participativa que incluiu além de atividades e ações interdisciplinares das áreas de exatas e humanas, ações de cunho social trabalhadas durante as aulas regulares e extraclasses ao longo do semestre. Os resultados apresentados constataram que por meio da abordagem CTSA houve uma maior integração da comunidade escolar. E quanto à aprendizagem, despertou nos estudantes o cuidado com o meio ambiente por meio de ações voltadas às questões sociais, fundamentais para um bom convívio social e profissional.O Ensino de Ciências baseado na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), traz grandes possibilidades e ao mesmo tempo reflexões quanto à prát" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14012_TB2535_04092022122705.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA JUCA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paulajuca@ifto.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89288 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2535 "inscrito_id" => 14012 "titulo" => "CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE CTSA" "resumo" => "O Ensino de Ciências baseado na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), traz grandes possibilidades e ao mesmo tempo reflexões quanto à prática metodológica em diferentes níveis de ensino. Desta maneira, a capacidade de inserir um modelo de desenvolvimento construindo uma nova cultura baseada em valores sustentáveis e sociais depende fundamentalmente da instituição como um todo, desde adequações na grade curricular até a preparação dos jovens para enfrentarem os desafios da sociedade contemporânea. Assim, a prática de ensino por meio da contextualização converge com a abordagem CTSA, uma vez que instiga o estudante a questionar para transformar a sua realidade, buscando de forma autônoma possíveis soluções através da investigação, da reflexão e decidindo qual a melhor resolução para o problema apresentado. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo apresentar os resultados obtidos com a implementação de uma proposta didática aplicada aos estudantes do Ensino Médio Profissionalizante do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Paraíso do Tocantins do IFTO. O método proposto para o desenvolvimento da proposta foi a pesquisa participativa que incluiu além de atividades e ações interdisciplinares das áreas de exatas e humanas, ações de cunho social trabalhadas durante as aulas regulares e extraclasses ao longo do semestre. Os resultados apresentados constataram que por meio da abordagem CTSA houve uma maior integração da comunidade escolar. E quanto à aprendizagem, despertou nos estudantes o cuidado com o meio ambiente por meio de ações voltadas às questões sociais, fundamentais para um bom convívio social e profissional.O Ensino de Ciências baseado na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), traz grandes possibilidades e ao mesmo tempo reflexões quanto à prát" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14012_TB2535_04092022122705.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA JUCA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paulajuca@ifto.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O Ensino de Ciências baseado na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), traz grandes possibilidades e ao mesmo tempo reflexões quanto à prática metodológica em diferentes níveis de ensino. Desta maneira, a capacidade de inserir um modelo de desenvolvimento construindo uma nova cultura baseada em valores sustentáveis e sociais depende fundamentalmente da instituição como um todo, desde adequações na grade curricular até a preparação dos jovens para enfrentarem os desafios da sociedade contemporânea. Assim, a prática de ensino por meio da contextualização converge com a abordagem CTSA, uma vez que instiga o estudante a questionar para transformar a sua realidade, buscando de forma autônoma possíveis soluções através da investigação, da reflexão e decidindo qual a melhor resolução para o problema apresentado. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo apresentar os resultados obtidos com a implementação de uma proposta didática aplicada aos estudantes do Ensino Médio Profissionalizante do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Paraíso do Tocantins do IFTO. O método proposto para o desenvolvimento da proposta foi a pesquisa participativa que incluiu além de atividades e ações interdisciplinares das áreas de exatas e humanas, ações de cunho social trabalhadas durante as aulas regulares e extraclasses ao longo do semestre. Os resultados apresentados constataram que por meio da abordagem CTSA houve uma maior integração da comunidade escolar. E quanto à aprendizagem, despertou nos estudantes o cuidado com o meio ambiente por meio de ações voltadas às questões sociais, fundamentais para um bom convívio social e profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.