Estudos em educação em Ciências vem a algum tempo discutindo a respeito da importância das interações discursivas nas salas de aulas de Ciência, principalmente quando se trata da ampliação de estudos acerca dos conceitos científicos e para a elaboração de significados, neste estudo, exploramos como se constitui esse processo em uma aula de Ciências do 9º ano cujo o tema foi Calor. Para tanto, utilizamos o estudo da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott, os autores balizados nos estudos de Bakhim e Vigostki dedicaram-se aos estudos das interações discursivas em salas de aulas de Ciências, propondo uma ferramenta analítica capaz de analisar como o processo de significação é criado e desenvolvido em aulas de Ciências através das interações ocorridas entre professor e alunos. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com caráter exploratório e descritivo no que concerne ao método e ao objetivo que se pretendeu investigar. Os dados foram vídeo-gravados e depois transcritos para análise, a proposta teve o intuito de compreender como se dá o processo de construção de significados a partir das interações discursivas em sala de aula. Com isso, para este estudo foram analisamos dois episódios (EP1 e EP2). Os resultados mostram performances de comunicação e interação foram usadas pela professora para trabalhar calor. Mortimer e Scott (2002) consideram as interações e o discurso subsídios que podem auxiliar na aprendizagem do estudante. Sendo assim, essa ferramenta analítica, representa um instrumento útil para compreender como se constituí as interações entre professor-aluno e aluno-aluno em salas de aula de Ciência, auxiliando o docente a conduzir o processo de ensino e aprendizagem de forma cada vez mais crítica, reflexiva e contextualizada.