O presente estudo de caráter bibliográfico teve como escopo apresentar subsídios teórico- metodológicos acerca do ensino e aprendizagem do ensino de Ciências Natureza (Biologia, Química e Física) dentro da metodologia pesquisa qualitativa de natureza, nos procedimentos do estudo de caso, sendo realizado com cinco professores de educação física, com enfoque no Ensino Fundamental I. O estudo justifica-se nas orientações atuais da Base Nacional Comum Curricular para esta área de conhecimento que estabelece um ensino e aprendizado por investigação no ensino de Ciências a partir do Ensino Fundamental I. A questão norteadora foi questionar se o ensino por investigação corrobora para um ensino de Ciências na qual os alunos são protagonistas do processo do seu processo aprendizado? Para responder tal questão recorremos a pesquisa qualitativa e cunho bibliográfico. Para coleta de dados realizou -se levantamento bibliográfico em dados do grupo de pesquisa sobre este tema. Os resultados mais expressivos indicam a maior interação entre aluno-aluno no processo de aprendizagem, bem como verifica-se o protagonismo do aluno na construção do seu próprio conhecimento. Dessa forma, conclui -se que o ensino por investigação na área de Ciências da Natureza corrobora para formação de alunos crítico e reflexivos.