O referido estudo tem por temática “Educação e conectividade: um estudo de caso sobre a utilização de tecnologias nas práticas de ensino em uma escola pública”. O objetivo desta proposta científica é identificar os principais desafios e possiblidades do uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na prática docente, em uma escola da rede pública municipal de São Mateus do Maranhão - MA. A pesquisa tem intuito descritivo de caráter transversal, qualitativo e observacional, bem como a utilização de trabalhos de renomados autores e materiais já publicados acerca da temática em questão. A metodologia do estudo configura-se como estudo de caso, haja vista que houve análise sobre as tecnologias educacionais como ferramentas nas práticas de ensino. A conclusão do estudo se apresentará através de resultados obtidos durante o período de coleta de dados, que, apesar de alguns avanços de tecnologias no âmbito educacional, ainda há grandes desafios para a educação para que de fato tenha inclusão digital. Os participantes observaram que apenas o acesso à internet não seria suficiente para resolver as problemáticas relacionada às novas tecnologias, mas o engajamento de toda a gestão escolar e do corpo docente, assim como avaliações periódicas e aquisição de novas tecnologias para a escola.