Em novembro de 2015, o rompimento da barragem de rejeito de mineração na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, desencadeou um gigantesco desastre ambiental, impactando diretamente as populações que vivem ao longo da bacia hidrográfica do Rio Doce. Por questão natural, é comum que, ao passar dos anos, tais impactos deixem de ser notados no cotidiano das sociedades afetadas, ou seja, há uma generalizada banalização do ocorrido. Desse modo, entende-se como indispensável a abordagem das aulas de forma integrada, com o objetivo de sensibilização, prevenção de eventuais problemas causados pelo consumo das águas contaminadas do referido rio e conhecimento da importância cultural e econômica desse curso d’água, sobretudo nas áreas afetadas. Com base na proposta de Ensino por Investigação, foi aplicada uma sequência didática para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, na cidade de Linhares-ES. Buscou-se a transversalidade entre os componentes curriculares de História, Geografia e Ciências. Primeiramente, foram realizadas aulas de campo para a identificação e coleta de materiais sedimentares no litoral e pesquisas sobre a importância do rio para a economia e cultura do município. Para isso, utilizou-se um roteiro investigativo baseado na solução de problemas. Na sequência, foram realizadas aulas teórico práticas para sistematização do assunto. A culminância do trabalho resultou em um seminário no qual os estudantes puderam demonstrar o grau de compreensão e conscientização ambiental no que concerne aos temas pesquisados. Visto a eficácia da sequência didática em desenvolver consciência ambiental através do ensino por investigação e interdisciplinaridade, sugere-se o aprofundamento de trabalhos de educação ambiental na Educação Básica, sobretudo na bacia hidrográfica do Rio Doce.