RESUMO Este artigo surgiu da experiência da oferta eletiva, que faz parte do componente extracurricular do Ensino Integral da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC. O tema escolhido para ser trabalhado foi a “História da formação da Cultura alagoana”, proposto pela professora de História. Ele foi desenvolvido dentro da disciplina de História, trabalhando especificamente a história da formação de Alagoas, utilizando os folguedos populares como mecanismo de ensino aprendizagem, no processo de construção da cultura alagoana. Assim, contribuindo para a consciência histórica. O objetivo deste trabalho é discutir os folguedos populares como cultura histórica e aprendizagem histórica, a partir das práticas e metodologias de ensino. Este trabalho foi desenvolvido em sala de aula, na turma do 2ª ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Integral Joaquim Diegues, localizada na cidade de Viçosa – AL, 4ªgerencia. As aulas foram desenvolvidas a partir de mapeamentos dos folguedos alagoanos, produção de vídeos, releitura do hino do Estado de Alagoas, poemas de artistas alagoanos, bibliografia referente à historiografia e também da historiografia alagoana. Portanto, compreender esses folguedos como mecanismo para o ensino aprendizagem, considerando a história da cultura local, na construção da consciência histórica, da cultura histórica